quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

CAR: prazo vence em maio e ruralistas já falam em prorrogação

Faltando pouco mais de dois meses para vencer o prazo final para os proprietários rurais aderirem ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), os ruralistas já se movimentam para tentar uma nova prorrogação. Amanhã, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) se reúne com o diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará, para discutir o andamento da implementação do CAR.
Segundo o último balanço, ainda restam 135 milhões em área cadastrável em todo o Brasil. Até o dia 31 de dezembro, foram cadastrados 66,6% das áreas rurais que são obrigadas a aderirem ao sistema, cerca de 262,8 milhões de hectares foram registrados em todo o Brasil.
A região Norte lidera o ranking de cadastros: 82,7% do território já está no sistema, seguida da região Sudeste (65%), Centro-Oeste (64%) e Nordeste (37%). O Sul está na lanterna e só cadastrou 33% da área.
Quem não aderir ao CAR não terá acesso ao crédito rural. O prazo-limite vence no dia 5 de maio.
O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico que identificará as reservas legais e as áreas de preservação permanente das propriedades rurais do país. Com o cadastro, os órgãos ambientais saberão quem tem passivo ambiental e quem está seguindo o que determina a lei.


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.