sexta-feira, 24 de abril de 2009

Força Nacional deve possibilitar novas reintegrações de posse, diz governo do Pará

JOÃO CARLOS MAGALHÃES
da Agência Folha, em Belém

A chegada de agentes da FNS (Força Nacional de Segurança) ao Pará deve possibilitar que o governo estadual faça novas reintegrações de posse, afirmou ontem a Secretaria da Segurança Pública paraense.

No final da tarde de ontem, 30 dos 50 agentes que ficarão até o final de maio reforçando o policiamento em Belém (PA) chegaram de avião. Os outros 20 devem chegar a partir de amanhã, uma vez que estão viajando de carro.

Eles se reuniram com o comando da Polícia Militar paraense para definir as áreas que patrulharão, afirmou a pasta.

O pedido de reforço policial partiu da governadora Ana Júlia Carepa (PT) no dia 2 deste mês. Tinha como objetivo aumentar a vigilância na capital paraense até a realização de um encontro da Unesco sobre educação, que deve reunir chefes de Estado na cidade.

Mas ele só foi aceito pelo Ministério da Justiça depois que, no último final de semana, nove pessoas ficaram feridas em um conflito entre integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e seguranças de uma fazenda da Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, do grupo Opportunity, do banqueiro Daniel Dantas. A propriedade já estava invadida desde fevereiro.

A presença da FNS em Belém cobre a ausência dos 26 policiais militares do Comando de Missões Especiais do Estado, deslocados nesta semana para a área da fazenda, em Xinguara (PA).

Segundo a secretaria, uma vez que a operação na região termine, esse mesmo grupo, que tem treinamento para atuar em conflitos agrários, poderá se deslocar para o nordeste do Estado e continuar a cumprir ações de reintegração de posse pendentes. Entre março e abril, a equipe cumpriu 18 ordens judiciais do tipo.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Médico Clínico e Sanitarista - Doutor em Saúde Pública - Coronel Reformado do Quadro de Dentistas do Exército. Autor dos livros "Sistemismo Ecológico Cibernético", "Sistemas, Ambiente e Mecanismos de Controle" e da Tese de Livre-Docência: "Profilaxia dos Acidentes de Trânsito" - Professor Adjunto IV da Faculdade de Medicina (UFF) - Disciplinas: Epidemiologia, Saúde Comunitária e Sistemas de Saúde. Professor Titular de Metodologia da Pesquisa Científica - Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO). Presidete do Diretório Acadêmico da Faculdade Fluminense de Odontologia. Fundador do PDT, ao lado de Leonel Brizola, Darcy Ribeiro, Carlos Lupi, Wilson Fadul, Maria José Latgé, Eduardo Azeredo Costa, Alceu Colares, Trajano Ribeiro, Eduardo Chuy, Rosalda Paim e outros. Ex-Membro do Diretório Regional do PDT/RJ. Fundador do Movimento Verde do PDT/RJ. Foi Diretor-Geral do Departamento Geral de Higiene e Vigilância Sanitária, da Secretaria de Estado de Saúde e Higiene/RJ, durante todo o primeiro mandato do Governador Brizola.